Um dos setores da economia que não só não foi afetado, mas sim impulsionado pelos efeitos da pandemia, a construção civil tem em um profissional um dos seus principais fatores de satisfação e também de dores de cabeça, dependendo da qualidade do serviço, o pedreiro. Quem já se aventurou em algum tipo de obra, seja uma simples reforma ou a construção de um imóvel, desde o alicerce até os acabamentos, sabe que um bom pedreiro significa tranquilidade e segurança da realização sólida do sonho da casa própria.
É exatamente na qualidade de seu trabalho e de sua equipe que, há quase 40 anos, o hoje construtor e morador de Bom Princípio Luís Vendelino Arnhold, 60 anos, se destaca no setor no Vale do Caí. “Trabalhei na roça até os 23 anos e, pouco depois que meus irmãos começaram a trabalhar em obras, migrei de atividade também e nunca mais parei. Comecei como servente de pedreiro com um deles e depois fui agregando conhecimento e outras funções nas obras que trabalhava. Sempre dediquei a minha profissão e hoje posso dizer que sou realizado com o reconhecimento que tenho dos meus clientes”, afirma Vendelino. Ele hoje conta com uma equipe que gira em torno de 20 pessoas, variando conforme o número de obras que tem para realizar simultaneamente.
“E essa dedicação é a mesma até hoje, do alto dos meus 60 anos. Trabalho até nos fins de semana se necessário. A casa da minha filha, em São Vendelino, ergui quase sozinho, trabalhando aos sábados e domingos”, conta Vendelino orgulhoso em meio a mais uma obra em andamento, uma nova casa no Loteamento Lírios, em São Sebastião do Caí.
Obra na Trensurb e agenda cheia em 2023
Entre as obras das quais se orgulha, Luís Vendelino Arnhold destaca sua contribuição em uma das principais construções feitas na região metropolitana nas últimas décadas, o trecho da linha do Trensurb entre São Leopoldo e Novo Hamburgo. “Fizemos a parte interna de todas as estações entre as duas cidades do Vale do Sinos, incluindo todos os acabamentos. Foi um trabalho grande e que pessoalmente penso que ficou ótimo e me orgulha.”
Vendelino conta que hoje trabalha mais focado no Vale do Caí, principalmente as cidades de Bom Princípio, Harmonia, São Sebastião do Caí, São Vendelino e Tupandi. “Estamos hoje já com todo o ano de 2023 ocupado, o que me deixa muito feliz. Tenho muita seriedade com relação ao meu trabalho e a demanda mostra que as pessoas reconhecem isso. Adoro futebol, mas nessa Copa não parei nem nos jogos do Brasil. Tenho meus prazos, compromissos e isso respeito sempre.”
Sobre características suas, Vendelino afirma que sempre prefere trabalhar com arquiteto auxiliando nos detalhes da obra junto aos proprietários e que não tem medo do sol e do calor. “O arquiteto sempre ajuda para tudo correr bem na obra e atender a todos os desejos de quem tem no imóvel o sonho de vida. Sobre a profissão, acredito que sempre haverá lugar para quem quer trabalhar sério. Os jovens de hoje não querem sofrer nas intempéries, frio, chuva, sol e calor, mas sempre teremos novos imóveis para construir.” Ele completa afirmando ainda sempre priorizar materiais e produtos de qualidade em sua obra, principalmente o melhor tipo de concreto para garantir a solidez das construções.