Notícias

UCS e Sinodal Progresso oferecem novas oportunidades de ensino

Uma solenidade ao ar livre, defronte à porta principal do prédio que acessa ao Campus da Universidade de Caxias do Sul, em São Sebastião do Caí. Com a presença de muitas autoridades, entre prefeito Júlio Campani, reitor da UCS, Gelson Rech, diretor do Campus caiense, Alzir Aluísio Bach, presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, diretor executivo da rede Sinodal, Ruben Werner Goldmeyer, diretor do Sinodal Progresso, Lorio Schrammel, diretor de relações institucionais, Givanildo Garlet, presidente do SINEPE, Osvaldo Dalpiaz, pró-reitora de graduação da UCS, Flávia Costa, pró-reitor de pesquisa Everardo Cescon, pró-reitora de Inovação, Neide Pessin e chefe de gabinete, Marcelo Faoro, marcou a assinatura da parceria entre a Universidade de Caxias do Sul, Campus de São Sebastião do Caí e o Colégio Sinodal Progresso, de Montenegro.

Além destas autoridades, empresários, presidentes de associações, professores, secretários de educação, ex-diretores da universidade, marcaram presença na solenidade. Para abrilhantar o evento, o Coral Sinodal de Montenegro e o Conjunto Instrumental Sinodal Progresso entoaram várias canções do repertório nacional e mundial.

O pároco de Conceição, padre Carlos Vicente, abençoou as instalações e deixou sua mensagem de incentivo à educação. ‘Quanto mais conhecemos, mais cuidamos. Como é importante o conhecimento’, disse o padre.

Como funcionará o Sinodal Progresso

Segundo a coordenadora geral de ensino do Sinodal Progresso, Fernanda Troes, ainda estão em andamento alguns trâmites burocráticos em conselhos competentes para o início das aulas. ‘Devemos começar as atividades em fevereiro de 2023, com aulas para a educação básica do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e fundamental 2, 6º ao 9º ano) e ensino médio. No segundo semestre de 2023, devemos iniciar as aulas dos cursos técnicos’, diz Fernanda.

Ainda conforme Fernanda Troes,  alguns professores serão contratados na região, mas a maioria do corpo docente, já são professores  do Sinodal e também da UCS. ‘Uma das inovações que teremos no Sinodal Progresso, em São Sebastião do Caí, é o curso de Técnico em Agropecuária, que está em estudos, devido a forte demanda que a região tem. No ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano, as aulas podem também seguir no contraturno, de forma complementar com aulas de alemão, música (orquestra e coral), inglês e teatro, além dos intercâmbios com o Canadá e Portugal’, diz a coordenadora.

Conforme Fernanda, os alunos que  concluem o ensino técnico profissional, já saem com seu registro para atuar. ‘Tem também o Técnico Subsequente, oportunizado para pessoas que já são formadas no ensino médio e buscam uma qualificação profissional’, diz Fernanda.

Os cursos oferecidos

Além da Educação Básica, com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, os cursos Técnicos em Administração, Enfermagem, Mecânica, Alimentos, Informática, Química e Agropecuária, estarão sendo oferecidos.

Fonte: Jornal Primeira Hora

Adicionar Comentário