O governo do Estado divulgou agora à tarde a classificação definitiva do distanciamento controlado para essa semana. E a grande novidade é que, depois de muito tempo, todos os 20 municípios do Vale do Caí estão em bandeira laranja. Na prática, embora ainda estivessem em bandeira vermelha, a partir de uma flexibilização do Estado, faz duas semanas que todas as cidades já passaram a observar as regras da bandeira laranja, que libera todas as atividades econômicas, mesmo com restrições.
De acordo com anúncio desta segunda-feira, apenas quatro regiões, localizadas no norte e fronteira oeste do Estado, seguem em bandeira vermelha. A região de Canoas, assim como Porto Alegre, agora estão na laranja, consequência dos vários dias em que os casos de internações na UTI e também de mortes por covid-19 estabilizaram em boa parte do Rio Grande do Sul.
Ainda assim, as autoridades reforçam a necessidade de toda a comunidade gaúcha manter-se em alerta para evitar que o número de casos volte a subir. Observar o distanciamento, evitar qualquer tipo de aglomeração desnecessária, usar máscara e álcool-gel continuam sendo medidas extremamente necessárias em todos os lugares.