Oferecer acompanhamento farmacoterapêutico, avaliar a utilização e orientar o uso correto dos medicamentos pelos pacientes a fim de melhorar a sua qualidade de vida e os resultados terapêuticos. Esse é o objetivo do projeto Cuidado Farmacêutico, que começa a ser colocado em prática pela Secretaria de Saúde de Feliz.
O contrato entre a Prefeitura e as farmácias parceiras do projeto - Hamamélis Farmácia de Manipulação e Drogaria Glicofarma – foi assinado no dia 6 de novembro de 2023, conforme Edital nº 91 publicado pelo município no dia 10 de julho de 2023, e já estão sendo agendadas as primeiras consultas farmacêuticas com pacientes prioritários.
“O lançamento do Projeto Cuidado Farmacêutico vem com o objetivo de proporcionar um acompanhamento farmacoterapêutico aos pacientes portadores de doenças crônicas e para aqueles em uso de polifarmácia, que é quando se utiliza quatro ou mais medicamentos de forma contínua, prescritos ou não”, explica Thalia Gatti Zanco, farmacêutica responsável pelo projeto no município.
Ela diz que, inicialmente, a equipe farmacêutica das farmácias conveniadas – a Hamamélis e a Glicofarma – disponibilizará seus profissionais alguns horários semanais para realizar esses atendimentos. Primeiramente o foco são os pacientes diabéticos insulino-dependentes, para orientá-los quanto ao uso correto da insulina, armazenamento e o seu devido descarte (tanto das agulhas quanto dos frascos/canetas de insulina vazias) e sanar demais dúvidas que possam ocorrer durante o tratamento. “Também será avaliado se o resultado terapêutico está conforme o esperado para a dose utilizada”, detalha Thalia.
Como vai funcionar
Os pacientes serão ordenados por prioridade pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) e serão contatados para escolherem o horário e a farmácia da sua preferência dentre essas duas habilitadas até o momento. “O primeiro agendamento será feito via UBS e os demais serão agendados pelo próprio farmacêutico das farmácias conveniadas, conforme a necessidade”, destaca Thalia.