Profissionais da área da Saúde da Feliz representaram o município em congressos nacionais neste mês de julho. De 2 a 5 de julho, ocorreu a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, evento que contou com a participação da Agente de Saúde, Nádia Luana Staudt.
O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e teve como tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, com o objetivo de debater e construir políticas públicas e propostas que irão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o SUS nos próximos anos.
A agente levou propostas de investimentos e melhorias para o SUS. “Foram dias muito intensos, para entender quais propostas realmente eram indispensáveis para melhorar a qualidade do SUS em todos os seus setores.”, relata.
Projeto Educar para Salvar foi apresentado em Goiânia
Já de 16 a 19 de julho de 2023, ocorreu o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia. O evento contou com a participação da Secretária de Saúde, Caroline Mortari, e da enfermeira responsável pelo NUMESC, Fernanda Welter.
Durante o congresso, ocorreu a 18ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, onde foi apresentado o projeto Educar para Salvar. Depois de ficar entre os 30 projetos selecionados no Rio Grande do Sul, o projeto também passou para a etapa nacional, ficando entre os 535 projetos selecionados dentre os cinco mil inscritos no total.
“Foi uma conquista levar o trabalho de Feliz para uma mostra nacional e também é o momento de agradecer aos que acreditaram no projeto, como a secretária de saúde Caroline, as técnicas de Enfermagem Gisele, Roberta, Eloísa e Cheila e aos condutores do Samu, Patrike, Renan e Henrique. Sem eles o projeto não aconteceria.”, agradece.
Segundo a secretária, o projeto dá visibilidade aos primeiros socorros no cotidiano. Ele também foi importante por levar reconhecimento aos profissionais da área, especificamente da equipe do Samu, que executam o projeto de forma voluntária.”, destaca a secretária.
Leia a matéria completa no site: feliz.rs.gov.br