O projeto “ABELHAS SEM FRONTEIRAS” orientado pela Professora de Biologia, Mônica Vanessa Rech e a Professora de Artes, Rosa Maria K. Mossmann, da turma 212 do Colégio Estadual de Tupandi (CET) está sendo desenvolvido no município de Tupandi, com apoio e acompanhamento da Secretaria do Meio Ambiente do município.
O objetivo é a divulgação da importância das abelhas nativas sem ferrão e sua procriação. As caixas foram decoradas e confeccionadas pela turma 212 do Colégio Estadual de Tupandi, além disso, foram distribuídas iscas para a captura dos enxames.
A importância do projeto volta-se principalmente pelo engenhoso trabalho de polinização que elas desempenham junto ao meio ambiente, uma vez que a polinização é primordial, sua extinção poderia ocasionar o desaparecimento de várias espécies de vegetais nativas e, em consequência, um desequilíbrio de muitos ecossistemas. Além disso, influenciaria negativamente na economia a nível local, nacional e mesmo mundial, pela perda na qualidade de frutos e sementes.
As caixinhas contendo abelhas foram instaladas em todos os ambientes escolares do município, no Parque Municipal e no Prédio onde fica situada a Secretaria da Educação e a Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto. Todo o processo foi acompanhado e orientado pelo Meliponicultor Mauricio Schlosser Müller.
Informações: ASCOM Tupandi
Larissa Schwade | Rádio Vale Feliz