Notícias

Programa amplia compra de milho para pequenos criadores

Por meio de Medida Provisória (MP), o governo federal autorizou, nesta terça-feira, a compra de até 200 mil toneladas de milho pela Conab a preço de mercado. A partir disso, o cereal será disponibilizado aos produtores por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB).

Segundo a MP, a Conab irá propor o limite máximo de compra por criador e o preço de venda do milho por Estado ou região, que terá como base o preço de mercado. Também cabe à Companhia dimensionar a demanda de milho e realizar leilões públicos de compra ou remoção de estoque de milho. 



A medida atende o pequeno criador, que terá acesso ao milho adquirido pela Conab diretamente do produtor. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou que a MP era muito esperada pelos pequenos criadores. “É o milho balcão tão esperado pelos pequenos produtores. É o pequeno criador, consumidor de milho, que terá acesso a um, dois, dez sacos de milho, que ele não pode comprar do grande produtor”, comenta. 



A medida visa assegurar o suprimento de insumos de maneira regular a inúmeras propriedades rurais, especialmente após a quebra de safra do milho. A compra será realizada por meio de leilões públicos e as diretrizes das operações serão divulgadas em editais a serem publicados. 

 

Veja como acessar

A medida beneficia também pequenos criadores da região, que poderão comprar milho a um preço mais acessível. Mas, para ter acesso ao programa, o produtor rural precisa cumprir algumas regras. Ele precisa comprovar a existência de animais em sua propriedade através de comprovante da Inspetoria Veterinária e Zootecnia (IVZ) do seu município.



Além disso, o pedido precisa ser analisado e aprovado pelo Conselho Municipal da Agricultura e, depois, é preciso fazer um cadastro no escritório da Emater do seu município. Também é preciso apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Quem quiser mais informações poderá se dirigir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou escritório da Emater do seu município.



Adicionar Comentário