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Privatização da ERS 122 e outras rodovias estaduais será assinado nesta quinta-feira

Será assinado, nesta quinta-feira, dia 22, às 16h30, no Palácio Piratini, o contrato de concessão das rodovias da Serra e do Vale do Caí, integrantes do Bloco 3 do programa RS Parcerias. Participam o governador Ranolfo Vieira Junior, o secretário de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, a secretária adjunta de Planejamento, Governança e Gestão, Izabel Matte, e Amadeu Greca, representante do Consórcio Integrasul, empresa vencedora do leilão.

O contrato abrange a concessão dos serviços de operação, exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes dos seguintes trechos rodoviários: ERS-122 (km 0 ao km 168,65 - totalidade da rodovia); ERS-240 (km 0 ao 33,58 - totalidade da rodovia); RSC-287 (km 0 ao 21,49); ERS-446 (km 0 ao 14,84); RSC-453 (km 101,43 ao 121,41); e,BR-470 (km 220,5 ao km 233,5).

No total, as rodovias do bloco 3 receberão investimentos de R$ 3,4 bilhões, cerca de R$ 500 milhões a mais do que o proposto na modelagem apresentada durante o período de consulta pública. Uma das novidades do edital será a construção de 10 quilômetros de ciclovias, medida inédita nas concessões de rodovias no país.

Está prevista ainda a construção de mais 30 quilômetros de vias marginais que foram sugeridas pelos participantes durante as audiências públicas, e a ampliação de 12 para 45 passarelas, de 27 para 98 a adequação de acessos, de quatro para cinco o número de rótulas simples e de 20 para 26 a quantidade de rótulas alongadas.

Praça de pedágio
A partir da assinatura da concessão das rodovias pelo prazo de 30 anos, a praça do pedágio de Portão deverá seguir ativa por um ano. Um novo posto de cobrança será instalado em algum ponto adiante. Implantar o pedágio no km 4 da rodovia, no Areião, em São Sebastião do Caí, encontrou forte oposição na comunidade caiense. 

Durante a última campanha eleitoral, em então candidato e agora governador eleito, Eduardo Leite, garantiu que o posto de cobrança não será mais no km 4 da rodovia. Agora, fica a expectativa para saber em que ponto será implantada a estrutura. 

Fonte: Jornal Primeira Hora

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