As novas pontes sobre o rio dos Sinos, na BR-116, em São Leopoldo, devem ser liberadas nesta quinta-feira, dia 26. A expectativa é de que a obra irá melhorar o fluxo do trânsito nesse que é considerado o maior gargalo logístico da malha rodoviária gaúcha. Diariamente costumam ocorrer grande congestionamentos no trecho.
Ontem o ministro dos transportes, Renan Filho, postou um vídeo nas redes sociais anunciando a liberação das novas pontes, o que deve acontecer pela manhã. O investimento de 42 milhões de reais se soma à conclusão do complexo de viadutos do bairro Scharlau, inaugurado há um mês.
A construção das pontes iniciou em março de 2021, com previsão de conclusão no ano seguinte. Entretanto, a obra ficou paralisada e atrasou a entrega em dois anos. Cada uma das pontes conta com cinco vãos de vinte metros e seis blocos de fundação, sendo cada um sustentado por oito estacas. As duas travessias sobre o canal principal do Rio dos Sinos possuem, cada uma, 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Já as duas pontes sobre a várzea têm 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.
Crédito da foto: DNIT