Artigos e Entrevistas

O renascimento

Segundo a Mitologia Grega, existiu um pássaro que até hoje pode ser considerado o símbolo da força e do renascimento: a fênix. Tratava-se de uma ave muito forte, capaz de carregar cargas muito pesadas quando voava. Tinha penas brilhantes e seu tamanho era semelhante ao de uma águia. Vivia durante muito tempo, porque quando morria entrava em combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. A vida longa e o dramático renascimento das próprias cinzas, transformaram o pássaro no símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual, sendo uma das aves mais representadas em tatuagens corporais. Até hoje é usada a expressão “renascer das cinzas, como a fênix”.



Esse mito ilustra o que acontece na vida das pessoas: Muitas vezes carregam fardos pesados, têm dificuldades, problemas, sofrem grandes perdas, passam por situações difíceis, perdem tudo em grandes tragédias, podem chegar a achar que está tudo acabado, mas conseguem achar forças para lutar e renascer das cinzas.



O ser humano renasce diariamente, como uma planta quando insiste em brotar numa pequena fenda entre as pedras ou no concreto, procurando a luz e lutando pela vida. Em cada dia, após passar por vários riscos, problemas com doenças, tristezas e provações, as pessoas buscam forças e têm um novo renascer sempre na manhã seguinte, juntamente com o sol que nasce a cada dia, independentemente do que aconteceu no planeta no dia anterior.



A vida é assim, e faz parte dela renascer, reconstruindo tudo após perdas, buscar forças juntamente com apoio das pessoas queridas para tocar a vida em frente com um novo formato, nova configuração em outras etapas de vida, com novos ganhos. Muitas vezes numa reconstrução através de uma reforma, tudo acaba ficando de uma maneira tão boa ou melhor do que a anterior.



Assim como a vida se renova a cada dia, semana, mês ou ano, as pessoas estão sempre se renovando, em constante mudança, renascendo para a vida. Quando alguém chega a entrar em combustão como a fênix, ou seja, quando atinge a pior situação possível na vida, a pessoa tem apenas duas saídas: ficar em cinzas apenas existindo e não vivendo mais, ou renascer das cinzas, mesmo que para isso necessite ajuda, superando assim as dificuldades. Assim como a ave e tantas pessoas conseguiram, já está mais do que comprovado que é possível sempre renascer, tendo uma nova vida e podendo alçar novos voos, possivelmente até mais altos e com menos pesos a serem carregados, tendo assim mais qualidade de vida. Portanto, vale a pena renascer para a vida. 

 

Colaboração: Giovane dos Santos – Psicólogo

Adicionar Comentário