Notícias

Montenegro deve ampliar a iluminação de LED na cidade

Pelo menos 9 empresas estão participando da licitação para a ampliação da iluminação de LED nas vias públicas de Montenegro e na localidade de Santos Reis. O contrato será de quase R$ 1,2 milhão para a instalação de 1.876 conjuntos em 124 ruas e no distrito, situado a 12 quilômetros do Centro. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos até o fim do ano. 

Esta é a segunda fase do programa Ilumina +. A primeira etapa ocorreu no ano passado, quando foram contempladas principalmente as ruas mais extensas e com maior movimento no centro da cidade. “No primeiro semestre de 2022, a Administração investiu cerca de R$ 600 mil em 825 pontos distribuídos em 17 ruas”, recorda o gerente de contratos e Convênios, Sílvio Kaél. 

Nesta segunda fase, serão beneficiados praticamente todos os bairros. O principal objetivo da substituição está contido no próprio nome do programa: iluminar mais. As lâmpadas de LED garantem luminosidade muito superior às de vapor de sódio e às fluorescentes. “Além disso, a durabilidade é muito maior e o consumo de energia chega a ser 30% menor que os demais modelos”, acrescenta Kaél. 

Para a Administração Municipal, o ganho financeiro é tão importante quanto a segurança que ruas bem iluminadas oferecem ao cidadão. “Onde as ruas são bem iluminadas, temos também menos assaltos, furtos, agressões e outros crimes. A população fica mais segura”, destaca o prefeito Gustavo Zanatta. 

A empresa que vencer a licitação deverá retirar os conjuntos de luminárias existentes, instalar as unidades de LED, fazer a conexão ao sistema de baixa tensão da RGE Sul e substituir o conjunto de acionamento com relé fotoelétrico. As lâmpadas que forem substituídas serão aproveitadas nas instalações do Município e em locais que hoje não possuem iluminação pública, especialmente no interior. 

Adicionar Comentário