Para muitas pessoas se aproxima o final do merecido descanso proporcionado pelas férias, as quais deixam na memória momentos de lazer, confraternização, descanso, praia e folia. Porém, na vida há momento certo para tudo e existe também a hora de voltar a fazer a vida acontecer, retornando ao trabalho e estudos.
Embora seja muito prazeroso descansar e viver momentos bons ao lado das pessoas queridas, a vida é movimento e chega o período de acabarem as mordomias e retomar as obrigações cotidianas. Nenhuma pessoa pode ficar apenas parada, pois assim acabaria “enferrujando” como uma máquina sem uso. Desta forma, exercitar o corpo e a mente são necessários para que haja saúde, vida e evolução.
Cada ser humano precisa fazer a sua parte, dando a sua contribuição para que as coisas aconteçam. Todos os objetos, equipamentos, vestuário, produtos alimentícios e outros, só estão disponíveis porque foram produzidos por alguém. Da mesma forma as pessoas usufruem de diferentes serviços, como saúde, viagens e lazer, porque algumas outras estão trabalhando para isso tudo acontecer. Assim, quando alguém exerce uma atividade, além de conseguir garantir a sua sobrevivência de da família, está de certa forma ajudando as outras pessoas e fazendo a sua parte para um mundo melhor.
Com a volta ao trabalho e aos estudos, existe a possibilidade de aprender constantemente, acompanhar as mudanças e se preparar para o futuro. O convívio social também é um grande benefício, pois o mesmo possibilita a construção de novos laços de amizades e quem sabe até de amor.
Antes de tudo é necessário pensar no quanto é bom ter a oportunidade de apresentar boas condições de saúde física, psicológica e cognitiva para estudar e trabalhar, bem como é importante valorizar o fato de ter uma boa escola e um bom emprego, para poder sobreviver de maneira honesta e prosperar, realizando muitos sonhos.
Aquelas pessoas que, por algum problema de saúde, não podem trabalhar ou estudar, ou as que já conquistaram o merecido benefício de uma aposentadoria após muitos anos de trabalho, também podem e devem manter-se sempre ativas, buscando realizar atividades físicas ou intelectuais de acordo com suas possibilidades e liberação de um médico. Podem ser realizadas algumas atividades, como trabalho voluntário, caminhadas, resolução de palavras cruzadas, leitura, entre outras. O mais importante é não ficar estagnado, mas estar sempre em movimento, para uma boa saúde física e mental, com longevidade e qualidade de vida.
Colaboração: Giovane dos Santos – Psicólogo