Notícias

Lideranças do Vale do Caí e Governo do Estado se reúnem para agilizar medidas de contenção das enchentes

Lideranças da Região do Vale do Caí estiveram reunidos na manhã de segunda-feira, dia 28, na Casa Civil do Governo do Estado, em Porto Alegre. Os assuntos abordados no encontro foram os projetos e as obras para contenção das enchentes. Participaram da reunião atuais e futuros prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e demais lideranças, além de deputados, senador, secretários estaduais, diretores de autarquias e outras lideranças. O senador Luís Carlos Heinze e os deputados Guilherme Pasin e Joel Wilhelm também participaram do encontro, reafirmando o compromisso com a busca de soluções para o problema.

Entre as questões tratadas, a atualização de estudos da Bacia Hidrográfica do Rio Caí para o projeto básico de obras de contenção das inundações, através de medidas como diques, estações de bombeamento de água, sistemas de drenagem e canal, com investimento de cerca de R$ 500 milhões. O projeto, que já possui parecer favorável, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira. Também a construção de galerias nas rodovias ERS-124 e ERS-122, além da necessidade de desassoreamento do rio e arroios. “O chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, está muito receptivo e objetivo ao tratar desses assuntos. Estamos avançando e a expectativa é ter os projetos para conter as águas do Rio Caí no primeiro trimestre do próximo ano. Já temos recursos para isso”, destacou o deputado Joel, que é também presidente da Comissão de Assuntos Municipais. Ainda participaram do encontro o secretário estadual da Reconstrução, Pedro Capelluppi, o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, que destacou que serão construídas nos próximos meses galerias para escoamento adequado da água e a recuperação total da ERS-124.

“A prevenção e a mitigação dos efeitos das cheias são fundamentais. O projeto de lei que criamos, visando a implementação de uma política estadual de desassoreamento, vem ao encontro das necessidades da população e das soluções que buscamos para esse problema”, destaca o deputado Guilherme Pasin. Ele disse que a bancada do Progressistas vai pedir preferência ao projeto de lei, que estará na pauta da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira. “Já temos parecer favorável do relator, mas precisamos dar celeridade a aprovação dessa proposta, que é de interesse de todos os gaúchos”, explica o parlamentar.

Adicionar Comentário