No primeiro dos 10 Concertos em homenagem aos 200 anos de Imigração Alemã, A Saga dos Imigrantes, a interação entre público e artistas foi o ponto alto.
Com vídeos de ambientação história, tradução em libras e áudio-descrição, ocorreu o encelasse entre plateia e palco. Não foram raros os momentos que interagiram como se fossem um só.
As músicas orquestradas da Winteschneise Blasskapelle (WBK) e cantadas pelo Coro Masculino Freundeskreis Deutscher Volksmusik, por si só, eram retrato da magia musical. Houve, contudo, muito mais do que isso. A teatralidade em duas das músicas, com apresentação de duas músicas em meio ao corredor central, fez com que houvesse total entrega ao que fora proposto. O sague dos imigrantes passara a fluir com ainda mais força nas veias.
Do alto do mezanino, houve quem filmasse e se emocionasse com a versão de Jesus Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, onde orquestra e coral elevaram energias entre céu e terra.
A noite de domingo, 24 de novembro, no Centro de Cultura de Bom Princípio, ficará para sempre nas memórias, deste que foi o primeiro dos espetáculos da trupe que levará sua arte, e nossa cultura, pelo Sul do Brasil.
Ministério da Cultura apresenta: Concertos em homenagem aos 200 anos de imigração alemã
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: MERCOAVES; FIBRAFORM e JOGASA
Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Texto e Fotos: Alex Steffen