Notícias

Governo federal estuda o retorno do horário de verão

Uma medida que divide os brasileiros pode voltar a ser implantada. O Governo Federal estuda a possibilidade de adotar novamente o horário de verão. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e consequente redução de consumo de energia elétrica no país. Além disso, a seca em vários Estados, inclusive ocasionando queimadas, aliada ao agravamento do cenário hidrológico, tem motivado a discussão.

Ainda não foi decidido se de fato os relógios serão adiantados em uma hora em parte do território brasileiro, já que a medida impacta na vida das pessoas. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico e a Secretaria Nacional de Energia Elétrica devem se reunir com o Operador Nacional do Sistema Elétrico para apresentar um plano de contingência para o verão de 2024/2025 e o planejamento energético do próximo ano. Para o ministro, pesquisas apontam que os efeitos do horário de verão são positivos para diversos setores econômicos, como o turismo, além de bares e restaurantes.

O horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931 e funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando acabou sendo revogado.

Foto: Agência Congresso

Adicionar Comentário