Os alertas de que viria muito frio se confirmaram já nesta quarta-feira. Depois de um dia gelado, da metade da tarde em diante muitas cidades de regiões mais altas do Estado registraram fortes precipitações de neve. No Vale do Caí, teve registros disso em Barão, mas é na Serra é que o fenômeno foi mais intenso.
A neve encobriu paisagens de cidades como Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Jaquirana. Natural de Santa Teresinha, Bom Princípio, Kátia Kirch conta que foi uma nevasca muito forte e que a expectativa é que a camada branca que encobre telhados de casas, calçadas e gramados se mantenha até o amanhecer desta quinta-feira.
Por volta das 22h desta quarta-feira, conforme Kátia, a sensação térmica era de -6 graus na cidade. "Ano passado teve chuva congelada, mas agora foi neve mesmo. Incrível!", descreveu, lembrando que fazia oito anos que não nevava na maior cidade da Serra.
Diretora da Escola Maria Saturnina Ruschel, Iara Melotto estava em Gramado nesta tarde na companhia do filho, Murilo. "Chegamos lá era mais ou menos 16h e na chegada vimos os floquinhos e quase nem acreditamos. De repente começou a nevar forte, não era chuva congelada, pois caía bastante e com leveza. Ficou por muito tempo, toda tarde na verdade. Todo mundo comemorava e registrava o momento. Foi a primeira vez que o Murilo viu neve e foi muito especial, principalmente porque nem pensamos nessa possibilidade", conta.
O são-vendelinense Jonatas Fetter Leite, que trabalha à noite em Carlos Barbosa, fez registros da neve na cidade serrana no começo da noite. Ele conta que nunca havia vivenciado frio tão intenso quanto nesta quarta.
Ainda mais frio nesta quinta-feira
Nesta quarta-feira a temperatura mais baixa do Estado foi em São José dos Ausentes, com -3,7 graus. E ao que tudo indicam os institutos de meterologia, as temperaturas continuarão extremamente baixas nesta quinta-feira. Há possibilidades de que cidades de regiões mais altas registrem temperaturas de até -5 ou -6 graus. Na grande Porto Alegre a máxima deverá ser de 14 graus.