Notícias

Farmácia Solidária já beneficiou 1.938 pacientes em Bom Princípio

Instituído por lei estadual, em outubro de 2019, a Farmácia Solidária foi criada com a finalidade de promover a conscientização, doação, reaproveitamento, dispensação para a população e descarte de medicamentos. Baseada na lei do Estado, o município de Bom Princípio criou sua Farmácia Solidária no mesmo ano e, desde então, muitas foram as doações recebidas e os pacientes beneficiados. 

Ao longo de quatro anos, foram feitas 6.087 dispensações de medicamentos para 1.938 pacientes. O número crescente de doações e pessoas atendidas é comemorado pela equipe de farmacêuticos do município. “São mais medicamentos sendo aproveitados, menos lixo gerado e menos gastos. A farmácia Solidária é uma forma de permitir o acesso a medicamentos que não fazem parte da Lista SUS e de estimular a adesão ao tratamento, principalmente para quem não tem como comprá-los”, observa Ana Paula Schmitz, coordenadora da Farmácia Municipal e Solidária.  

Ela explica que a doação pode ser feita pela própria população, consultórios, empresas do segmento farmacêutico. A coleta é feita nos postos de saúde e na Farmácia Municipal, e todo o processo de triagem, consulta de registros, cadastros e dispensações são realizados pela equipe de farmacêuticos. “Mas para que os medicamentos possam ser aproveitados, é importante manter os medicamentos longe da luz, do calor e de ambientes úmidos, além de preservar a embalagem original, para que seja possível visualizar o nome do medicamento, assim como seu lote e validade”, alerta Ana Paula. 

Adicionar Comentário