Notícias

Estudantes têm nova data para renovação do Fies e inicia prazo para instituições aderirem ao Prouni

Estudantes que têm contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados até o segundo semestre de 2017 têm até o dia 30 de novembro para renovar o financiamento. O prazo, que terminaria no último dia 31/10, foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies. No caso dos chamados aditamentos simplificados, sem alterações no contrato, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

 

Quando há, no entanto, mudanças nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o aluno precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm prazos definidos pela Caixa.

 

Prazo para instituições aderirem ao ProUni

 

Instituições de ensino superior privadas têm até o dia 25 de novembro para manifestar o interesse em participar do Programa Universidade Para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2020. O prazo para a adesão começou nesta quinta-feira (07/11). Para as universidades que ainda não participaram do programa, o prazo é mais curto, vai até o dia 14 de novembro. O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior, com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em critérios de renda.

 

No primeiro semestre deste ano, foram ofertadas cerca de 244 mil bolsas de estudo em 1,2 mil instituições particulares de ensino. No segundo semestre, o total de bolsas foi 169 mil, em 1,1 mil instituições em todo o país. Todos os procedimentos operacionais referentes ao Prouni serão efetuados exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni): http://prouniportal.mec.gov.br/. O edital que torna público o cronograma e os procedimentos para emissões de termos de adesão e aditivo ao processo seletivo do ProUni, do primeiro semestre de 2020, está disponível na página do programa: http://prouniportal.mec.gov.br/legislacao/legislacao-2019.

 

 

Informações: Agência Brasil

Edição: Mery Regina Griebler



Adicionar Comentário