Notícias

Escola Espaço do Saber de Harmonia é destaque na Educação Básica

Indicador que avalia o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações em todo o Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) colocou Harmonia em destaque na região e no Estado. Isso porque a Escola Municipal de Ensino Fundamental Espaço do Saber atingiu nota 6,8 na avaliação realizada com alunos do 9º ano, resultado que colocou o educandário em terceiro lugar no Rio Grande do Sul dentre as escolas federais, estaduais e municipais. No Vale do Caí, a escola está no topo, ocupando a 1ª posição geral entre as séries finais.


Segundo a diretora da Espaço do Saber, Louvete Artus, o 6,8 no IDEB é uma conquista para toda a comunidade escolar. ‘Divido os méritos desta conquista com todos os colaboradores da Espaço da Saber e a administração municipal. Juntos, garantimos todo o suporte necessário para que nossos alunos tenham uma aprendizagem qualificada. Os números do IDEB estão demonstrando que todo o nosso esforço vale a pena’, enaltece.


No entendimento do secretário municipal de Educação, Fabiano de Campos Silva, os números não são por acaso. ‘É um trabalho que vem sendo realizado por toda a equipe de profissionais da Espaço do Saber há muito tempo. Desde que inauguramos essa escola, fomos implementando programas, aperfeiçoando a infraestrutura, tanto física como humana, buscando sempre melhorar o ensino oferecido aos estudantes’, destaca.

Índice de reprovações zerado

Conforme explica Fabiano, em 2017, quando a nota do IDEB da escola era 4,9, havia um expressivo número de reprovações do 6º ao 9º ano. Em 2019, não foi diferente. Já em 2021, o número de reprovações foi zerado entre os alunos dos anos finais, o que Fabiano entende ter sido decisivo para a melhora nos índices. ‘A aprovação não pode ser apenas por notas, mas sim por todo um contexto de ensino aplicado. Desde que assumimos a Educação, pensamos e aplicamos medidas para ensinar com qualidade, respeitando a personalidade de cada educando’, ressalta.
Ainda, segundo ele, um aluno pode ser muito bom em Português, mas ter dificuldades em Matemática. ‘O que precisa ser levado em consideração é o respeito à sua característica, isso porque no futuro, ele naturalmente achará caminhos na sua área de facilidade. Nós, como gestores, precisamos ter isso em mente’, enfatiza o secretário.
Para Fabiano, a nota alcançada neste ano pode ainda melhorar nos próximos anos. ‘Adquirimos em 2022 o programa educacional ‘Aprende Brasil’, uma plataforma que consiste em um sistema de ensino completo, que oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública. Esse programa foi desenvolvido para potencializar a qualidade do ensino nas escolas e já vem fazendo a diferença no dia a dia das nossas escolas municipais’, complementa o dirigente.
O prefeito Ernani Forneck destaca que o índice positivo representa o resultado de um trabalho sério realizado por todas as partes envolvidas na Educação do município, começando já na educação infantil. ‘Os estudantes têm todo o mérito pelo que fizeram nas provas, mas nada disso seria possível se não existissem pais que os incentivam, professores comprometidos e uma equipe diretiva e a Secretaria de Educação, que trabalha muito no dia a dia para proporcionar boas condições de trabalho a todos’, salienta o prefeito.

Fonte: Jornal Primeira Hora

Adicionar Comentário