Artigos e Entrevistas

Equilíbrio é fundamental

Da mesma forma que os temperos quando utilizados na quantidade ideal tornam melhores e mais saborosos os alimentos, podemos verificar que tudo na vida também pode ser melhor se houver um equilíbrio. Quanto aos condimentos nas refeições, se forem utilizados em pouca quantidade, acabam tornando o alimento pouco atraente para o paladar em alguns casos. Porém, se forem utilizados em excesso, podem tornar o gosto desagradável, podendo ficar até impossível a degustação. Outras situações da vida também ilustram o quanto é importante a busca de equilíbrio em todos os aspectos.



Entre outros exemplos, sabemos que alimentar-se em pouca quantidade e de forma inadequada, pode causar carência de nutrientes necessários à manutenção da vida, enquanto o excesso de alimentação pode contribuir para causar problemas de saúde, como hipertensão, obesidade, entre outros. Outro fato é que existem pessoas que, por não conseguirem ter um controle financeiro, compram produtos até sem necessidade e acabam ficando endividadas e inadimplentes, enquanto outras se privam de tudo pensando somente no futuro, apenas trabalhando e economizando dinheiro a vida inteira, acabam vivendo uma vida em segundo plano sem usufruir ao menos um pouco, no presente, dos resultados de tanto esforço, esperando aproveitar quando poderá ser tarde demais. O ciúme num relacionamento, todos também compreendem que é um tempero.



Um relacionamento sem ciúme pode causar a impressão de pouco amor pela pessoa amada. Já o excesso de ciúme é posse, sufoca o outro podendo prejudicar e até acabar com qualquer relação por ser a causa de conflitos. Podemos lembrar também de um rio, cuja seca causa escassez e racionamento de água, ao passo que uma cheia traz enchentes com diversos transtornos à população.



Entre tantas outras circunstâncias que poderiam ser citadas, observamos através dessas que uma qualidade de vida pode ser alcançada quando se mantém um equilíbrio em todos os âmbitos, evitando faltas ou excessos.





Colaboração: Giovane dos Santos – Psicólogo

Adicionar Comentário