Eleições 2022: regularização de título até 4 de maio
Quem tem alguma pendência com a Justiça Eleitoral, mas pretende votar na eleição de outubro deste ano, tem prazo até 4 de maio para regularizar a sua situação. Essa é também a data-limite para que jovens que ainda não têm título de eleitor solicitem o seu documento e fiquem aptos a votar no pleito eu vai eleger presidente da República, governado do Estado, um senador e deputados estaduais e federais. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro e o segundo turno ocorre em 30 de outubro.
O procedimento é simples, rápido e pode ser feito pela internet, com o sistema Título Net. Tanto o primeiro título quanto a regularização podem ser solicitados pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para tirar o primeiro título, após informar o Estado em que reside, a pessoa será informada sobre os documentos necessários (selfie segurando um documento de identificação; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos). Na página seguinte, em “Título de eleitor”, deve ser selecionada a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral e o cidadão poderá fazer o acompanhamento on-line da tramitação do seu pedido.
Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem, antes de tudo, conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, clicando neste link. Em seguida, no sistema Título Net, devem ser inseridas as informações e os documentos solicitados.
e-Título
Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Androide e iOS).