Foi instalado na segunda-feira e entrou em operação na terça-feira, dia 6, um moderno sistema de videomonitoramento na área central da cidade. O projeto conta com um totem instalado na rótula central da avenida Emancipação, em frente à sede da Brigada Militar e da Polícia Civil, e mais seis câmeras ao longo da Rua Jacob Schommer e Avenida Guilherme Winter, para monitorar a área de maior movimentação de público durante a 19ª Festa Nacional do Moranguinho e também a região que concentra as agências bancárias e um grande número de estabelecimentos comerciais.
O investimento neste moderno sistema de videomonitoramento é do município, que por um período de 120 dias está investindo cerca de R$ 17 mil nos equipamentos. O totem possui câmeras em 360 graus, identificação de placas, leitura facial, gravação de áudio do perímetro, botão de pânico que aciona o 190 da Brigada Militar, iluminação noturna e sistema para detecção de vandalismo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Daniel Lermen, que coordenou o projeto através da Prefeitura, esse totem representa o que há de mais moderno em termos de videomonitoramento no Brasil. ‘É um sistema inédito aqui no Vale do Caí e também no Vale do Sinos’, reitera. ‘Fizemos esse contrato temporário, por 120 dias, para oferecer maior segurança para as milhares de pessoas que virão para a Festa do Moranguinho e para a nossa comunidade até o final do ano. Durante esse período, vamos encaminhar a licitação do sistema definitivo’, informa.
Além desse totem, foram instaladas mais seis câmeras que auxiliam no monitoramento da área central. As imagens são geradas em alta resolução (4k) e são monitoradas em tempo real, 24 horas por dia, na sede do comando regional da Brigada Militar, em São Sebastião do Caí. Além disso, as imagens são espelhadas para a Brigada Militar de Bom Princípio, que também poderá acompanhar a movimentação da área central em tempo real.
Foto: Divulgação
Texto: Jornal Primeira Hora