Desde o começo da pandemia e as restrições impostas a vários setores estão afetando, de forma muito intensa, bares e restaurantes. Muitos deles tiveram que permanecer com as portas fechadas por bastante tempo e, quando retomaram, as atividades passaram a ocorrer com muitas restrições. Para completar, por conta das recomendações de isolamento, muitas pessoas e famílias que costumavam sair para almoçar ou jantar, momentaneamente deixaram de lado esse hábito. | |
A expectativa para recuperar o prejuízo é grande. “Para minimizar os impactos causados pelo fechamento de bares, pizzarias e restaurantes, Leonardo Almeida, CEO da Menu, empresa que abastece restaurantes e conecta fornecedores para redes de fast food, os estabelecimentos precisam enxugar as suas contas. “É importante que o comerciante busque por concessões de crédito e, principalmente, renegocie seus custos fixos, como o aluguel. Ele pode pedir ao locatário para adiar o pagamento do mês atual. Após esse período, as pessoas voltarão a comprar, em consequência o fluxo de caixa vai aumentar”, indica. 1. Entenda a real situação das suas dívidas Durante a crise é comum ter contas atrasadas e gastos inesperados. Com isso, logo as dívidas se acumulam. Por isso, o controle efetivo do fluxo de caixa é essencial e capaz de evitar um cenário ainda pior. Organize-se, coloque no papel quanto você está devendo, há quanto tempo e para quem, incluindo até mesmo os pequenos débitos. 2. Aumente a preocupação com a higiene O segmento de alimentação fora do lar já possui uma série de cuidados relacionados à alimentação segura, que compreendem o manuseio e a higiene de alimentos. Reforce isso ainda mais no seu estabelecimento, na utilização de álcool em gel na entrada e saída de clientes, na limpeza de mesas, cadeiras e balcões. Evite também o uso de suportes, como saleiros e outros itens que ficam expostos em cima da mesa. 3. Garanta serviços futuros Receber antecipadamente pelos serviços pode ser extremamente útil neste momento em que você precisa aumentar seu capital. Construir uma estratégia de voucher, cartão-presente e até cartão fidelidade pode ser uma saída interessante para o seu negócio. Pense em formas criativas de chamar atenção do cliente para a causa em si e se organize para realizar esses atendimentos futuramente de forma a não impactar sua estrutura. 4. Continue vendendo por meio de delivery Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, muitas pessoas não se sentirão seguras em frequentar esse tipo de espaço público. Por isso, as entregas são fundamentais para garantir o atendimento daqueles que ainda vão preferir pedir comida de casa. 5. Controle seu estoque de insumos Invista em tecnologias que agilizam processos e libere seu tempo para dedicar a outras atividades. |