Assim que concluída a substituição do telhado de todo prédio do antigo Hospital São Pedro Canísio, a administração municipal já assinou a ordem de início para a segunda etapa das obras de requalificação da construção, que agora pertence ao Município.
Desde o início do mês de outubro, a empresa Técnica - vencedora da licitação por concorrência presencial nº 012/2024 - trabalha no local. Esta segunda etapa envolve a reforma total de uma área de 320 m² do prédio (a antiga clausura e a capela) na ala Oeste, parte que servirá de sede para a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Conforme o contrato, toda essa parte será requalificada ou terá partes substituídas. Isso inclui pintura, reboco e todas modificações e adequações necessárias, restauro e substituição de esquadrias, instalação elétrica e esgoto, luminárias, reforma do assoalho e substituição por novo, lixação, e tudo que for necessário para que o espaço fique pronto para uso.
O custo total licitado para material e mão de obra é de R$ 533.500,00, e os recursos são oriundos de emendas impositivas dos vereadores Roberto da Silva, João Rodrigues da Silva, Vanderlei Arnhold, Gilmar Haas, Renato Krewer e Nestor Henz, e também de recursos próprios do Município.
A entrega da obra está prevista para o próximo dia 20 de dezembro, às 18h, na capela do hospital. O prédio histórico, com 2.900 m², é de 1931. Em 2018, com a inauguração do novo hospital situado junto a UPA, através de permuta passou para o município. Após ser restaurado, suas instalações poderão ser aproveitadas para sediar departamentos das secretarias da saúde e educação, além de outros setores.
Fonte e fotos: Prefeitura