Notícias

Aula presencial: liminar suspende o retorno esta semana



Na sexta-feira, o governo do Estado alterou as regras do distanciamento controlado no que se refere à educação, autorizando a cogestão, ou seja, o retorno das aulas presenciais mesmo em bandeira preta. Assim, a maioria dos municípios da região se preparava para retomar as aulas presenciais nesta segunda ou terça-feira para as turmas da educação infantil e primeiro e segundo anos do ensino fundamental.

 

No entanto, em liminar concedida pela juíza Cristina Luísa Marquesan da Silva na tarde deste domingo, o retorno das aulas presenciais foi novamente suspenso, isso enquanto o governo estadual não enquadrar o Estado na bandeira vermelha. A decisão acata ação civil pública que foi encaminhada pela Associação de Mães e Pais pela Democracia contra a decisão do governador Eduardo Leite, de flexibilizar as regras do distanciamento controlado e permitir a cogestão com os municípios.

 

Após essa liminar, o governo do Estado se manifestou, afirmando que a decisão de autorizar a cogestão para o ensino não contraria a decisão judicial de não permitir o retorno das aulas presenciais enquanto vigora a bandeira preta. Mas, enquanto persistir a liminar concedida nesta tarde, o retorno das aulas presenciais está suspenso.

 

Na região, prefeito e dirigentes da educação trataram ao longo deste domingo sobre o tema. A expectativa de todos é de que a liminar seja derrubada e que as aulas presenciais possam ser retomadas para a educação infantil e o primeiro e o segundo ano dom ensino fundamental. Novidades poderão surgir ainda na noite deste domingo ou ao longo da segunda-feira.



Adicionar Comentário