Artigos e Entrevistas

As fraquezas humanas

No início de mais um ano já é possível perceber que muitas pessoas ainda não começaram a cumprir as promessas feitas no dia 31 de dezembro. Provavelmente as mesmas promessas serão feitas novamente no próximo Réveillon, e muitas delas não serão cumpridas, devido às fraquezas inerentes ao ser humano. Todo sujeito tem suas falhas, é passível de erros, sendo regido pela busca de satisfação e prazer, preferencialmente sem necessitar fazer muitos esforços.



A maioria das pessoas sabem, por exemplo, que a fórmula para eliminar peso visando melhorar a saúde e a estética é manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. A fórmula é clara, mas poucos conseguem e acabam tendo uma vida sedentária e alimentando-se de forma incorreta com alimentos calóricos, que contenham excesso de açúcar e gordura. Esse hábito, contrário às recomendações médicas, pode acabar trazendo problemas de saúde como obesidade, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros.



Outro exemplo são as pessoas que usam drogas ilícitas como a maconha, em busca das sensações de uma substância depressora e perturbadora do sistema nervoso central, ignorando e negando os riscos que o uso da mesma pode trazer para a saúde, como problemas de memória, falta de motivação, crises de ansiedade e pânico, esquizofrenia em predispostos, entre outros. O mesmo se aplica ao tabaco (cigarro), droga lícita que faz com que a pessoa inale cerca de quatro mil substâncias químicas prejudiciais à saúde, podendo trazer doenças como câncer e outras.



Há muitos outros exemplos onde alguém tem hábitos que visam satisfação e prazer para si e que trazem prejuízos ao mesmo tempo. Não é nada fácil, mas é possível mudar. Se fosse simples controlar a alimentação, não existiriam tantos obesos e pessoas com problemas de saúde, pois as mesmas simplesmente optariam por uma alimentação saudável em quantidades ideais. Não existiriam dependentes químicos se, ao começar a perceber os prejuízos causados pela droga, a pessoa apenas tomasse a decisão de parar o uso e conseguisse isso facilmente. Também não existiriam pessoas deprimidas se fosse fácil apenas reagir, se ajudar tendo força de vontade, e pensar que a vida é linda e maravilhosa. Porém quem tem depressão não consegue ser otimista desta forma em relação a si e à vida.



Se não existissem as fraquezas humanas, tudo seria mais simples. Se fosse fácil, todos venceriam facilmente suas fraquezas ou doenças, sem necessidade de apoio. Com motivação e ajuda até mesmo profissional, muitas promessas para o novo ano poderão ser realmente cumpridas.



Colaboração: Giovane dos Santos – Psicólogo

Adicionar Comentário