Artigos e Entrevistas

As férias da minha vida

Em época de festas de final de ano, momento de confraternização, de fazer um balanço sobre a vida nesse ciclo que se encerra e um novo que se inicia, aproxima-se também o período de férias para muitas pessoas.



Essas são ocasiões perfeitas para lembrar do filme “As férias da minha vida”, no qual a personagem Georgia Byrd interpretada pela talentosa atriz estadunidense Queen Latifah, incidentalmente bate a cabeça em um armário e é levada ao hospital para fazer uma tomografia. Lá ela descobre ser portadora de uma doença terminal que causaria tumores no cérebro, mas seu plano de saúde não cobre cirurgia. Com apenas algumas semanas de vida, ela então resolve realizar todos os seus sonhos, inclusive o de esquiar, se hospedando num hotel de luxo. No final ela descobre que ocorreu um engano no diagnóstico, na verdade ela não é portadora da doença e poderá viver ainda muitos anos.



Muitas pessoas não estão tendo as férias que gostariam, ou a vida que esperariam ter. Algumas abdicam de seus sonhos em prol de outras prioridades ou de outras pessoas. Apesar das dificuldades, é muito importante que se pense em buscar a realização dos sonhos, antes que seja tarde. Não é necessário esperar ter o diagnóstico de uma doença terminal para acordar e começar a ir em busca dos sonhos. Se não for possível realizá-los imediatamente, poderá ser necessário dar o primeiro passo para isso, seguindo em frente até atingir o objetivo final.



O tempo presente pode ser o momento de aproveitar e usufruir o que se tem, buscando ocasiões de lazer e diversão com as pessoas que ama, mesmo que as condições financeiras não sejam as melhores para isto. Há várias formas de ter bons momentos de alegria ao lado de pessoas queridas, como ver um filme, fazer um piquenique no parque com a família, fazer uma caminhada, entre outras. Este pode ser o momento de ser mais feliz, ter mais conforto, realizar mais sonhos, usar as melhores louças ou vestir as melhores roupas que tem, antes que fiquem fora de moda. De nada adianta viver a vida toda trabalhando em excesso, sem tempo para nada nem ninguém, comprar sempre produtos de menor preço, deixar de fazer um passeio, se não se sabe em que condições físicas, psicológicas e financeiras estará no futuro, quando for a hora planejada para começar a usufruir e ter uma vida melhor.



Então é muito importante pensar no futuro, mas não se pode anular o momento atual, única certeza que temos. O momento de ter as melhores férias e uma vida melhor é agora, mas também, é claro, não esquecendo bons planos para o futuro.





Colaboração: Giovane dos Santos – Psicólogo

Adicionar Comentário