A abertura de novas empresas no Rio Grande do Sul teve um saldo positivo de 54,06% de janeiro e abril deste ano, em comparação com este mesmo período do ano passado. Os dados constam em levantamento da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS).
O estudo revela que que 83,9 mil empresas foram criadas no Estado no primeiro quadrimestre deste ano, contra 54,4 mil nos primeiros quatro meses de 2020. Separando a abertura por tipo de empresa, os microempreendedores individuais (MEIs) seguem liderando as estatísticas. Essa categoria representa 82,19% do total de empreendimentos registrados no Estado no período
Esse movimento não é novo. Olhando a série histórica da JucisRS é possível observar que os MEIs vêm ganhando protagonismo desde a instituição desse tipo de negócio, em 2009. O processo de abertura de MEIs é centralizado pelo governo federal.
A presidente da JucisRS, Lauren Momback, afirma que a elevação no número de empresas no Estado, sem contar os MEIs, ocorre em razão de ações do governo estadual, como a isenção temporária de taxas de constituição para alguns tipos de empresa. A diretora também cita gratuidades oferecidas pelo órgão aos empresários, como a implantação das assinaturas avançadas, proporcionando ao empreendedor formas gratuitas de assinar documento digital no portal da JucisRS.