Capital estadual do morango e que realiza a maior festa da região em homenagem a fruta, Bom Princípio vai sediar na quarta-feira da semana que vem, dia 18, às 9h da manhã, a Abertura Oficial da Safra do Moranguinho de 2024. Desta vez os atos acontecerão na propriedade de Adir da Silva e Mara Thums da Silva, na localidade de Piedade. O evento vai contar com a presença de autoridades e convidados.
Com 1.196.450 plantas e cerca de 50 famílias cultivando a fruta, a estimativa de produção para este ano é de 1 milhão de quilos de moranguinho. No ano passado foi realizado o censo do morango, que trouxe importantes dados para a produção. O levantamento apontou que o cultivo da fruta gera aproximadamente 230 empregos diretos em Bom Princípio. Conforme consta no Censo, em Bom Princípio 16% das propriedades produtoras de morango são orgânicas, porém, a preocupação com a produção de morangos seguros faz com que em 60% das propriedades se use Bioinsumos, que são agentes biológicos para controle de pragas e doenças, que são ferramentas para diminuição do uso de agrotóxicos. A muda mais cultivada em Bom Princípio é a San Andreas, responsável por mais da metade da plantação. Além disso, cerca de 75% são cultivadas em substrato e 25% no chão.
A produção de morango no Brasil começou por volta da década de 1960 e, desde então, tem aumentado devido a grande demanda. A época de colheita varia de acordo com o clima da região, podendo ir de abril a outubro em regiões quentes e até dezembro nas mais frias. Mesmo com as enchentes, a expectativa é de uma grande safra.
Crédito da foto: Prefeitura de Bom Princípio