Notícias

1º ano do Ensino Fundamental será municipalizado em 2024 em Harmonia

A Secretaria Estadual de Educação tem como uma de suas metas a municipalização do ensino nas séries iniciais do ensino fundamental em todo o Rio Grande do Sul. E é em atendimento a esse movimento sugerido pelo governo estadual às Prefeituras, que Harmonia terá novidades na educação a partir do ano que vem.  

Através da mudança, mais de 50 alunos que atualmente integram as turmas do Pré-Escola nas Escolas Municipais de Educação Infantil do município deverão cursar o 1º ano nas escolas municipais. A Escola Estadual Jacob Hoff, por sua vez, não terá mais a oferta de matrícula no 1º ano, mas seguirá atendendo estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A decisão é uma medida conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Escola Jacob Hoff. 

Atualmente, conforme dados divulgados pelo Censo Escolar, há 217 crianças matriculadas do 1º ao 5º ano na rede municipal de ensino, enquanto na Jacob Hoff há 108 matrículas nas mesmas turmas. Com a municipalização, a projeção é de que o número de matrículas nas escolas Espaço do Saber, Castro Alves ou Prudente de Moraes, cresça consideravelmente, o que segundo o secretário de Educação de Harmonia, Fabiano de Campos Silva, não é um problema. “Temos infraestrutura, professores e colaboradores para atender a todos e oferecer um sistema de ensino de qualidade, como já vem ocorrendo”, salienta Fabiano. 

De acordo com o secretário, o aumento no número de matrículas na rede municipal também representará um incremento considerável nos recursos repassados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).  

O prefeito Ernani Forneck enaltece que a decisão é uma medida necessária e que não irá impactar na boa relação que a administração tem com a comunidade escolar da Jacob Hoff. “Recentemente realizamos melhorias na rede elétrica da escola e atualmente estamos construindo o novo ginásio da escola. Em breve também vamos realizar a pintura de todo o prédio, que pertence ao município, mas é locado à escola”, destaca Ernani. 

O prefeito cita ainda a importância da Jacob Hoff na história de Harmonia. “Com 86 anos completados neste mês de agosto, a escola faz parte da história de praticamente todos os moradores de Harmonia. Sabemos da importância que ela tem, mas neste momento precisamos realizar esta mudança, que já num curto prazo irá favorecer a educação de Harmonia como um todo”, enfatiza o prefeito, que lembra ainda que a municipalização do ensino fundamental é uma tendência inevitável para enxugar as contas do Estado. 

Adicionar Comentário