Foram divulgados os resultados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Farroupilha foi destaque entre os 497 municípios gaúchos, com diversas escolas bem posicionadas no ranking do Ensino Fundamental. Quanto aos anos finais, o Rio Grande do Sul passou da média 4,8 em 2019 para 4,9. O Rio Grande do Sul manteve estabilidade na avaliação, em comparação ao levantamento de 2019. Ficou na 11ª posição no país com relação aos anos finais, entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental. A avaliação do Governo Federal analisa as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, e as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos Estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Entre as escolas mais bem pontuadas no Estado nos anos finais, destaque para a Escola Municipal de Ensino Fundamental 29 de Abril, de São Vendelino, com a 13ª colocação. Entre as turmas de anos iniciais, do 1º ao 5º ano, o Rio Grande do Sul obteve a 9ª colocação. E no Ensino Médico é o 10º colocado entre os Estados. São Vendelino também ficou entre 50 cidades do país com maiores notas do Ideb no 9ª ano, o último do ensino fundamental, com nota 6,9, ocupando a 21ª posição no Brasil. Foi a melhor colocação entre todos os municípios gaúchos.
No Vale do Caí, a Escola Estadual Pastor Heinrich Hunsche, de Linha Nova, foi a mais bem avaliada no Ensino Médio, com uma média de 5,5. Em segundo ficou o Colégio Estadual Paulo Chaves, de Maratá, com 5,1. E em terceiro a Escola Estadual Jacob Hoff, de Harmonia, com 4,9.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, a primeira colocada na região foi a Escola Municipal 29 de Abril, de São Vendelino, com 6,9. Já em segundo a Escola Municipal Alfredo Spier, de Feliz, com 6,6. E em terceiro a Escola Municipal Emílio Bauer, de Brochier, com 6,5.
Já nos anos iniciais, a escola mais bem avaliada no Vale do Caí foi a Escola Municipal 20 de Março, de Linha Nova, com nota 8,2. Em segundo ficou a Escola Municipal Santo Inácio de Loyola, de Salvador do Sul, com 8,0. E em terceiro a Escola Municipal Prudente de Moraes, de Harmonia, com 7,9.