Notícias

Sala do Empreendedor de Feliz acompanha crescimento de MEIs

O crescimento dos Microempreendedores Individuais (MEIs) no município de Feliz tem sido significativo, assim como no Estado e pelo país. Quem afirma isso é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, responsável pela Sala do Empreendedor, espaço localizado na prefeitura e que facilita os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, bem como serviços exclusivos aos MEIs.

Conforme a Sala do Empreendedor, entre os serviços mais procurados em 2021 estão as buscas por informações para a abertura de empresas, com 137 atendimentos realizados, que culminaram na efetiva abertura de 32 empresas. Outra demanda muito procurada no setor foi por informações sobre a emissão de nota fiscal eletrônica, contabilizando 112 atendimentos, o que revela uma crescente oferta de prestadores de serviço no município.

Em relação ao funcionamento da Sala do Empreendedor, foi verificado que de maio até dezembro de 2021 foram realizados 836 atendimentos e 1.214 serviços prestados. Destes, 422 foram atendimentos presenciais e 414 foram atendimentos remotos. Já neste ano de 2022, ao final da segunda semana de funcionamento da Sala foram realizados 58 atendimentos, com a prestação de 99 serviços e cinco aberturas de empresa, números muito comemorados pelo município, que indicam o crescimento da economia local.

No Rio Grande do Sul, em 2021, foram registradas 196,1 mil MEIs, maior número desde 2009, quando esse tipo de pessoa jurídica foi criado. O crescimento foi de 22,59% em relação a 2020, quando o Estado teve a abertura de 160 mil novas empresas deste porte. Os dados são da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCISRS).

 

Uma sala ouro

Este modelo empresarial tem por objetivo facilitar a regularização das atividades econômicas das pessoas que trabalham de maneira autônoma, além de ter um sistema tributário prático e ágil. Na Sala do Empreendedor felizense é possível formalizar o negócio, fazer o gerenciamento e planejamento da empresa, realizar alteração, declaração anual, impressão de boleto e baixa para MEI. Assim, quem necessitar atendimento, pode ir até a Sala, que está localizada no andar térreo da prefeitura, ou entrar em contato através do telefone ou WhatsApp (51) 3637-4228.

“Com a Sala do Empreendedor, damos uma importante contribuição para a transformação econômica do município, focando na melhoria do ambiente de negócios, em especial dos pequenos, com a implementação de estratégicas capazes de ajudá-los e, com isso, gerar a ampliação de renda aos moradores felizenses”, destaca o secretário de Desenvolvimento, Cleber Schütz.

Conforme o agente de Desenvolvimento Eduardo Knak, a Sala é o espaço ideal para o gerenciamento das MEIs. "Existem casos onde os empreendedores, que possuem conhecimento superficial sobre o funcionamento de uma empresa e que não têm experiência administrativa, vêm aqui para buscar supri-las. Com o suporte que conseguimos realizar na Sala do Empreendedor é possível auxiliar o proprietário de forma a construir e manter uma saúde financeira para o seu empreendimento", ressalta Eduardo.

Em 2021, a Sala do Empreendedor de Feliz conquistou o Selo de Certificação Ouro em avaliação realizada pelo Sebrae/RS, em parceria coma a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Isso ocorreu após a Sala ter se reestruturado, passando de 15 para 23 tipos de serviços ofertados, fomentando o empreendedorismo local.

Adicionar Comentário