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Rio Taquari pode voltar a ter navegação com embarcações de grande porte ao Porto de Estrela até o fim do ano

O Rio Taquari, no trecho entre a Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul até o Porto de Estrela, voltará a ter a navegabilidade para embarcações maiores até o fim do ano — no mais tardar, até no início de 2024. Será feita uma batimetria para ver as condições em que o rio está, se tem muita sujeira e detritos no fundo. Até agosto este processo deve ser concluído. Caso seja necessário, será feita a dragagem, que consiste na limpeza e desobstrução do trecho — um processo que deve ser realizado até o fim do ano. Se não for preciso, a navegação pode ser liberada a partir de agosto.

As informações foram adiantadas pela presidente da Empresa de Logística Estrela (E-Log), Elaine Strehl, em entrevista ao programa Redação no Ar desta terça-feira (14). Conforme ela, este trabalho deve ser conduzido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A última batimetria no Rio Taquari foi realizada em 2014. Segundo Elaine, é necessário principalmente em função da enchente de 2020 — a maior do Taquari em 64 anos —, o que pode ter movimentado pedras, dejetos e galhos no fundo do rio, fato que prejudica a navegação. “A gente só vai saber isso fazendo a batimetria”, ressalta.

A presidente da E-Log explica que, para fazer essa medição, o Dnit terá que fazer um adendo no contrato que tem com uma empresa responsável para realizar esse trabalho, porque o atual contrato só cobre até a barragem de Bom Retiro do Sul e não chega até o Porto de Estrela. “Com isso a gente vai saber que há possibilidade de não ser necessário fazer a dragagem”, destaca.

Presidente da E-Log, Elaine Strehl (Foto: Tiago Silva)

Por esses cronogramas, Elaine Strehl calcula que até o fim do ano será possível retomar a navegação neste trecho, numa perspectiva mais positiva. “Nós estamos muito próximos de voltar a uma navegação normal com barcos maiores, para fazer o escoamento da produção de grãos”, projeta e exemplifica, ao citar um ganho que a região terá.

Empresas já demonstram interesse em explorar essa nova possibilidade, como a Nutritec, que administra a parte de silos e armazéns do Porto de Estrela. “Caso aconteça, vai ser uma das primeiras habilitadas”, destaca. “Estamos muito próximos de voltar ao uso da hidrovia”, acentua. A presidente da E-Log recorda que a hidrovia da barragem ao porto para embarcações maiores está inativa desde pelo menos o início de 2014.

A expectativa das lideranças logísticas é abrir passagem para navios de grande porte com 3 a 3,5 metros de calado, capazes de escoar toneladas de produção regional do Porto de Estrela até Rio Grande, descendo o Rio Taquari. “Já atenderia a demanda da Nutritec”, ilustra Elaine Strehl.

Foto: Carolina Leipnitz

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

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