Na certeza de que é possível ensinar e aprender, difundindo conhecimento à comunidade, foi lançado nesta quarta-feira, dia 16 de junho, o Projeto Música Toca!, com o envolvimento de profissionais da Academia Musical Dessotti. Aprovado junto à Fundação Marcopolo, o Edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, abre portas ao conhecimento público e amplo, em especial dos jovens, formando amantes da música, indiferente do seu estilo.
A proposta é permitir a todos, sem distinção, o acesso ao aprendizado de um instrumento de sopro, seu funcionamento, sua história, seu uso nas mais diversas formações musicais e, principalmente, uma introdução à prática dos mesmos. Também, como complemento, aulas de conhecimento básico em Teoria Musical, Solfejo e História da Música, buscando uma formação integral e vislumbrando o interesse do público alvo no aprendizado continuado da arte musical.
Cabe lembrar que a música para a formação integral de crianças, jovens e adultos já era praticada desde a antiguidade. O tempo-espaço da instituição escolar registra ao longo da história os benefícios que as aulas de música podem trazer. Este privilégio, de acordo com o maestro Davi Dessotti, não deve ser restrito aos ‘talentosos’ ou aos que podem pagar aulas particulares. O acesso ao aprendizado do ‘pensar musicalmente’, de acordo com ele, deve ser estendido a todos, indistintamente de dotes artísticos ou condições financeiras.
O Projeto Música Toca! busca permitir o acesso às arte musical àqueles jovens que desejam aprender a tocar um instrumento de sopro, mas não têm condições de pagar por uma aula particular, tendo em vista o custo elevado das mesmas e mesmo por conta da Covid-19, que impossibilitou esta atividade de forma presencial. As videoaulas serão atraentes e objetivas, buscando despertar tanto o interesse do aluno que está iniciando sua prática instrumental, assim como do leigo que terá se primeiro contato com o instrumento.
As primeiras atividades apresentadas nesta quarta, 16 de junho, têm relação com aulas de clarinete, trompete, trombone e saxofone. Além de explicações básicas sobre os instrumentos, os professores Davi, Sophia, Pietro e Lorenzo Dessotti, trarão orientações sobre as possibilidades que cada instrumento traz no mundo da música. Em momento seguinte, a professora Mariliane Dessotti participará das atividades com aulas a respeito de História da Música e também flauta doce.
O projeto vai ao encontro da necessidade da comunidade, em especial do Vale do Caí, de modo que as pessoas possam assistir as aulas e terem oportunidades de conhecer algo mais sobre a música e se encantar com diferentes sonoridades. “Por se tratar de uma linguagem universal, a música merece ser estudada. Ser músico requer, fundamentalmente, comprometimento e dedicação, podendo o talento nato ser lapidado através da prática e de orientações de professores”, explica Davi Dessotti, lembrando da importância de acompanhamento na formação de novos instrumentistas. O projeto é realizado com recursos da Lei 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).
Acompanhe as redes, que estarão com novidades todas as semanas
@musica_toca – no Instagram
@musicatoca – no Facebook
Musica Toca – no Youtube
Mais sobre o trabalho
No total, serão 32 videoaulas de música roteirizadas, narradas e executadas por cada professor, contando com rico material gráfico e exercícios práticos de cada instrumento. As gravações e edições serão realizadas em estúdio profissional e postadas no canal do YouTube da Academia Musical Dessotti durante oito semanas seguidas (com quatro aulas por semana). Os links serão amplamente divulgados e compartilhados nas mídias tradicionais e nas redes sociais, visando o acesso geral.
Para os integrantes do projeto, o principal legado é integrar os jovens culturalmente ativos, dos mais diversos grupos de atividades artísticas. Em particular, as orquestras de sopros, que são uma tradição muito forte em toda a região. “O Projeto Música Toca!irá contribuir na continuação da formação destes jovens que têm interesse no aprendizado de um instrumento ou de músicos iniciantes que deixaram de ter aulas práticas e ensaios desde o início da pandemia”, aponta Davi Dessotti. “Essa proposta visa manter os jovens na prática musical com aulas virtuais. Através da criação de grupos de interação (WhatsApp, Instagram e Facebook) esses jovens poderão trocar experiências, vivências e conhecimentos ao se identificar com a prática do outro”, completa o maestro.
A proposta é permitir a todos, sem distinção, o acesso ao aprendizado de um instrumento de sopro, seu funcionamento, sua história, seu uso nas mais diversas formações musicais e, principalmente, uma introdução à prática dos mesmos. Também, como complemento, aulas de conhecimento básico em Teoria Musical, Solfejo e História da Música, buscando uma formação integral e vislumbrando o interesse do público alvo no aprendizado continuado da arte musical.
Cabe lembrar que a música para a formação integral de crianças, jovens e adultos já era praticada desde a antiguidade. O tempo-espaço da instituição escolar registra ao longo da história os benefícios que as aulas de música podem trazer. Este privilégio, de acordo com o maestro Davi Dessotti, não deve ser restrito aos ‘talentosos’ ou aos que podem pagar aulas particulares. O acesso ao aprendizado do ‘pensar musicalmente’, de acordo com ele, deve ser estendido a todos, indistintamente de dotes artísticos ou condições financeiras.
O Projeto Música Toca! busca permitir o acesso às arte musical àqueles jovens que desejam aprender a tocar um instrumento de sopro, mas não têm condições de pagar por uma aula particular, tendo em vista o custo elevado das mesmas e mesmo por conta da Covid-19, que impossibilitou esta atividade de forma presencial. As videoaulas serão atraentes e objetivas, buscando despertar tanto o interesse do aluno que está iniciando sua prática instrumental, assim como do leigo que terá se primeiro contato com o instrumento.
As primeiras atividades apresentadas nesta quarta, 16 de junho, têm relação com aulas de clarinete, trompete, trombone e saxofone. Além de explicações básicas sobre os instrumentos, os professores Davi, Sophia, Pietro e Lorenzo Dessotti, trarão orientações sobre as possibilidades que cada instrumento traz no mundo da música. Em momento seguinte, a professora Mariliane Dessotti participará das atividades com aulas a respeito de História da Música e também flauta doce.
O projeto vai ao encontro da necessidade da comunidade, em especial do Vale do Caí, de modo que as pessoas possam assistir as aulas e terem oportunidades de conhecer algo mais sobre a música e se encantar com diferentes sonoridades. “Por se tratar de uma linguagem universal, a música merece ser estudada. Ser músico requer, fundamentalmente, comprometimento e dedicação, podendo o talento nato ser lapidado através da prática e de orientações de professores”, explica Davi Dessotti, lembrando da importância de acompanhamento na formação de novos instrumentistas. O projeto é realizado com recursos da Lei 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).
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Mais sobre o trabalho
No total, serão 32 videoaulas de música roteirizadas, narradas e executadas por cada professor, contando com rico material gráfico e exercícios práticos de cada instrumento. As gravações e edições serão realizadas em estúdio profissional e postadas no canal do YouTube da Academia Musical Dessotti durante oito semanas seguidas (com quatro aulas por semana). Os links serão amplamente divulgados e compartilhados nas mídias tradicionais e nas redes sociais, visando o acesso geral.
Para os integrantes do projeto, o principal legado é integrar os jovens culturalmente ativos, dos mais diversos grupos de atividades artísticas. Em particular, as orquestras de sopros, que são uma tradição muito forte em toda a região. “O Projeto Música Toca!irá contribuir na continuação da formação destes jovens que têm interesse no aprendizado de um instrumento ou de músicos iniciantes que deixaram de ter aulas práticas e ensaios desde o início da pandemia”, aponta Davi Dessotti. “Essa proposta visa manter os jovens na prática musical com aulas virtuais. Através da criação de grupos de interação (WhatsApp, Instagram e Facebook) esses jovens poderão trocar experiências, vivências e conhecimentos ao se identificar com a prática do outro”, completa o maestro.