Notícias

Previsões indicam onda de frio muito intenso na semana que vem

Os institutos de meteorologia anunciam para a próxima semana uma nova e intensa onda de frio para o Sul e também outras partes do Brasil. De acordo com publicada pela MetSul Meteorologia nesta sexta-feira, o ar polar ingressa no Brasil entre terça e quarta-feira, provocando uma grande queda nas temperaturas, que serão extremamente baixas na segunda metade da semana.

 

Segundo estudos meteorológicos, essa onda de frio será ainda mais intensa do que a registrada no final de junho e no começo desta semana, com previsão de que tenha mínimas entre -5 e -6 graus em algumas regiões do Sul do país. "Para se ter ideia do que isso representa, somente ondas de muito frio atingem valores tão baixos e que raramente são observados. As ondas de frio intensas de julho de 2000 e de julho de 2007, por exemplo, tiveram valores nestes patamares", afirma a MetSul em sua previsão.

 

Ainda segundo as previsões, podem ocorrer geadas intensas e, conforme as combinações climáticas, podem haver também precipitações de neve. "Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia vêm indicando de forma sistemática que será uma erupção de ar gelado muito intensa, mais forte que a de junho e a desta semana, e em alguns momentos chegam a sinalizar uma onda polar de excepcional força com magnitude raramente vista na história recente", aponta a MetSul.

 

O instituto de meteorologia vai mais longe, afirmando que a onda polar será tão intensa, a ponto de poder ser considerada a mais intensa deste século. Segundo as previsões, uma série de combinações climáticas fazem com que essa previsão deva mesmo se confirmar.



Adicionar Comentário