Notícias

Prefeitura de Montenegro investe em sistema de videomonitoramento nas escolas

Depois da instalação dos alarmes e do botão de pânico, a prefeitura de Montenegro fará novo investimento na segurança dos alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino. Até o final do ano, pelo menos 17 escolas serão contempladas com sistemas de videomonitoramento. Na primeira leva, 136 equipamentos farão a vigia das instituições situadas na área urbana do município. Em seguida, serão atendidas as demais, localizadas no interior. 

O projeto foi elaborado pela Guarda Municipal e conquistou o apoio do deputado federal Marcel van Hattem, do Partido Novo, que destinou recursos para a implantação através de uma emenda ao Orçamento da União. O valor de R$ 140 mil, possibilita a instalação de oito câmeras em cada escola. 

De acordo com o chefe da Guarda, Airton Silva dos Santos, os equipamentos serão posicionados em locais estratégicos, com foco nos acessos aos educandários e em áreas mais sensíveis a conflitos e à violência, como pátios e jardins. Não haverá câmeras em salas de aula. “O objetivo é garantir que o ambiente escolar seja seguro para todos que estão envolvidos no processo educativo”, descreve. As imagens serão monitoradas pela própria Guarda, que poderá deslocar viaturas e até mesmo acionar a Brigada Militar em caso de necessidade. Airton ressalta que os equipamentos já existentes em alguma escola serão avaliados. “Havendo possibilidade, logicamente, vamos aproveitá-los”, assegura. 

O prefeito Gustavo Zanatta lembra que a preocupação com a segurança dos alunos, dos educadores e dos demais servidores que atuam nas escolas municipais é permanente. “As câmeras não são apenas uma ferramenta para esclarecer crimes, mas, principalmente, um mecanismo de prevenção. Sabendo que podem ser identificados e presos, os bandidos acabam se afastando dos locais monitorados”, ressalta. 

Adicionar Comentário