População deve ter atenção com golpe do “Falso Motoboy”
Um golpe conhecido como “Falso Motoboy” gerou prejuízos a um cliente da agência do Banrisul de Bom Princípio na última semana. O saque, no entanto, foi realizado no caixa eletrônico da agência de Harmonia. No entanto, no dia seguinte deste saque um cliente morador de Harmonia, recebeu o mesmo contato, mas sua filha conseguiu evitar o golpe ao desconfiar da ligação. Nesta data também houve uma tentativa com um morador de Feliz, segundo informações da Brigada Militar.
Como ocorre o Golpe:
O cliente recebe uma ligação do golpista que se passa por funcionário do banco, dizendo que o cartão foi fraudado ou que foi registrada uma compra em outro Estado. O falso funcionário solicita a senha e pede que o cartão seja cortado, mas que o chip não seja danificado e que seja enviada uma carta de contestação da compra escrita de próprio punho. Em seguida, diz que o cartão será retirado na casa do cliente. O outro golpista aparece onde a vítima está e retira o cartão. Mesmo com o cartão cortado, o chip está intacto e os fraudadores podem utilizá-lo para fazer transações e roubar o dinheiro da vítima.
Como evitar:
Fique atento! Os bancos nunca pedem o cartão de volta e não mandam portadores até em casa para buscá-lo. Se alguém receber esse tipo de ligação ou visita, não deve entregar nada para ninguém e ligar imediatamente para o seu banco, de preferência de outro celular, diferente do que recebeu a ligação, para saber se existe algum problema com a conta.