Notícias

Estado manterá bandeira preta em todo Rio Grande do Sul até o dia 22

Em live transmitida no final da tarde desta sexta-feira, dia 5, o governador Eduardo Leite anunciou a manutenção da bandeira preta por mais duas semanas, até o dia 22 de março. Confirmou, também, que até lá estará suspensa a cogestão com os municípios, ou seja, nenhum deles poderá adotar regras mais brandas do que as determinadas pela bandeira preta do Estado.

 

O governador também anunciou que a partir do dia 22, quando volta a cogestão, algumas regras da bandeira vermelha serão mais restritivas em relação às que eram observadas até o momento pela classificação de bandeira vermelha. Além disso, Eduardo Leite informou que até o dia 31 deste mês valerão as medidas de fechamento de todos os estabelecimentos entre 20h e 5h.

 

SUPERMERCADOS

A partir de segunda-feira, dia 8, os supermercados poderão vender apenas produtos de primeira necessidade. Itens considerados supérfluos devem ser retirados das prateleiras ou encobertos.

 

SAMU

O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bargmann, também anunciaram a intenção de estender os atendimentos do SAMU para cidades menores para auxiliar nos atendimentos a pacientes com Covid-19. Neste sentido, por dois meses o Estado pagará R$ 15 mil a título de adesão e mais R$ 30 mil para custeio da estrutura de profissionais para manter esse trabalho.

 

PEDIDO DE APOIO

Na live, o governador citou que foram analisados casos do Reino Unido, Portugal e Alemanha, onde os picos da contaminação começaram a recuar após três semanas. Por isso, a decisão do Estado de manter todas as restrições até o dia 22 de março.

De acordo com o governador, ao sinalizar que as maiores restrições serão mantidas até o dia 22, o Estado indica uma data. "Estamos dando uma sinalização para os empreendedores de todo o Estado, um prazo para manter as restrições. Pedimos a compreensão e o apoio de todos neste momento, para que logo em seguida possamos dar o passo adiante, controlando o ritmo do contágio e novamente retomando as atividades", afirmou.



Adicionar Comentário