No começo da tarde desta terça-feira, dia 8, uma reunião na Câmara de Vereadores tratou de um dos temas que mais tem gerado reclamações na comunidade: os problemas no abastecimento de energia elétrica. Convocada pelo próprio Legislativo, o encontro contou com a participação dos vereadores do PSDB local, Gilmar Haas (Seco), Nestor Henz e Renato Krewer, e o servidor municipal Vilmar Klering, que é responsável pelos contatos do poder público com a RGE, que esteve representada pela consultora de Negócios Laise Grzebieluckas.
Durante a reunião, a representante da empresa recebeu cópia de uma moção de repúdio aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão desta segunda-feira. Proposta pela bancada do PSDB, a ação questiona e critica a RGE com relação aos serviços de fornecimento de energia elétrica prestados.
O documento cita constantes faltas de luz em diferentes pontos do município, assim como a demora para restabelecimento do serviço quando ocorrem esses cortes. “Em algumas regiões do município esses cortes perduram por vários dias, o que traz prejuízos tanto com relação aos alimentos, os quais necessitam de refrigeração, quanto aos muitos criadores de frangos e outros animais devido à demora no restabelecimento da energia”, diz trecho da moção de repúdio.
A moção aprovada por todos os vereadores cita o artigo 37 da Constituição Federal, para sustentar que a concessionária deveria ter maior agilidade para restabelecer os serviços quando há cortes. Os vereadores ressaltam que, por conta de não se observar melhoras na prestação dos serviços mesmo após muitos pedidos neste sentido, que a RGE faça o remanejamento de equipes para melhor atender a comunidade local. “Que os problemas de falta de luz sejam resolvidos praticamente de imediato, uma vez que a falta da energia elétrica acaba trazendo transtornos à comunidade, prejudicando o desenvolvimento local e o bem-estar da população”, diz outro trecho do documento, enviado à direção da RGE e também para o Procon/RS.
População deve comunicar todas as faltas de energia elétrica
Embora ocorram seguidos cortes no fornecimento de energia elétrica no município, Laise Grzebieluckas informou que o número de chamados para a RGE, por parte de clientes do município, não é muito grande. Na reunião foi destacado que muitas pessoas, ao invés de acionarem a empresa, acabam contatando com vereadores, o prefeito, o vice ou mesmo o servidor Vilmar Klering.
Durante o encontro igualmente foi ressaltado que a população deve usar os canais que a empresa fornece para que sejam comunicados todos os casos de falta de luz. Isso é fundamental também para comprovar a deficiência e a necessidade de um atendimento melhor por parte da RGE.
COMO CONTATAR
Whatsapp: (51) 99955-0002
Aplicativo: CPFL Energia – disponível para sistemas Android e iOS
Ligação: 0800-774 41 20
Mudança no atendimento
A consultora de Negócios da RGE informou durante a reunião que estão sendo feitos investimentos na região para melhorar os serviços. Neste sentido, na semana passada foram trocados postes ao longo das ruas Irmão Weibert e Maria Mendel, na região central. Esse trabalho de substituição de postes de madeira por concreto tem ocorrido também em outros pontos do município.
Outra medida anunciada por Laise Grzebieluckas diz respeito à manutenção da rede e consertos quando há cortes. Até agora, esse trabalho é feito pela base de Portão e a partir de março a equipe que atenderá Bom Princípio é da base de Feliz. Isso, conforme a representante da empresa, também trará maior agilidade aos atendimentos prestados à comunidade.