Divulgados os novos vestidos das soberanas da 19ª Festa Nacional do Moranguinho
Os vestidos das soberanas da 19ª Festa Nacional do Moranguinho buscam resgatar um pouco de todas as festas, utilizando as cores, os brilhos, os bordados e rendas que representaram nossas festas e os 40 anos de história de Bom Princípio. É uma forma de homenagear a todas as soberanas que já representaram, com tanta dedicação e carinho, nossa festa maior
A cor verde dos vestidos das princesas simboliza vida nova, o equilíbrio, conforto, amizade, responsabilidade, harmonia, organização, cura. Simboliza a esperança nos campos verdes em que os imigrantes alemães começaram a sua história na nossa região. Simboliza a vida, o renascer, a colheita que pode ser resultado de um cultivo feito com amor. O verde em veludo, presente no colete do traje, simboliza também a confiança na nova trajetória de trabalho, do crescimento e da dedicação.
A cor vermelha homenageia os morangos. Quando doces e maduros, se transformam em variações de qualidade e sabor. Uma fruta que tem marcação forte no paladar, tem em sua cor uma história de amor. O vestido traz uma história de amor que carrega com orgulho as frutas mais importantes da nossa terra, as mais doces e mais cultivadas, que nos permitiu chegar até aqui.
São 40 anos de história, de lutas e vitórias, e toda essa força dos nossos imigrantes para construir nossa Bom Princípio está retratada na cor forte e marcante trazida em veludo no traje, que oferece proteção e força, que foram essenciais para os imigrantes alemães cultivarem nossa terra.
A cor enfatiza a paixão pela terra, o carinho pelos visitantes. Acolhe quem deseja conhecer e prosperar aqui. Assim como a renda abraça o traje em sua base, a saia vermelha abraça nossos valores e costumes. É acolher as diversidades dentro de um fraterno e carinhoso abraço de vivacidade.
A cor off nos vestidos representa a fé, a religiosidade, a pureza, renovação e sabedoria. Retrata a crença dos imigrantes alemães em sua cultura e seus valores ao repassar às gerações futuras seu legado. A renda em sua base dá força e presença, demonstrando o quão forte e representativa é dos nossos antepassados em nossos dias atuais.
As flores peroladas representam o olhar de expectativas das moranguetes que almejam reinar como soberana na Terra do Moranguinho. O sorriso que reina nos rostinhos felizes toda vez que a rainha e as princesas desfilam.
A pérola traz o futuro espelhado em todos que acreditam no potencial da nossa gente, que acreditavam no legado que querem deixar para os seus filhos e para as gerações futuras.
Os bordados são carregados de brilhos e pedrarias, que simbolizam as riquezas que encontramos em Bom Principio. Demonstram todas as conquistas e o crescimento da nossa terra. Cada pedra brilhosa representa a união, a luz do progresso que faz nosso município crescer cada dia mais.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bom Princípio