Integrando as comemorações dos 200 anos de imigração alemã no Brasil, ocorreu um evento especial em Bom Princípio na noite de ontem, terça-feira, 23 de julho. A Sociedade Santa Cecília foi o palco de um encontro único, de uma comitiva alemã, de quase 40 pessoas, e da orquestra de sopros WBK .
Os músicos tocaram várias músicas, para diversão dos alemães, inclusive, com a dança da polonese. Aconteceu também um jantar com cardápio da culinária regional.
O grupo do Brasilienfreunde Hunsrück Rheinböllen, liderado pelo prefeito Franz-Josef Lauer, que muitas vezes esteve no Brasil e tem estreita relação com o nosso país, contou com pessoas da comunidade e autoridades. Josef Oster, que é Bundestagsabgeordneter, isso é Deputado Federal, em sua fala foi pontual em elogios ao Sul do Brasil e à cultura, parabenizando a magia da WBK.
Franz-Josef Lauer, o prefeito que liderava o grupo, agradeceu a organização da viagem pelo seu amigo Miguel Haupenthal, de Maratá, e trouxe presentes para a WBK e a municipalidade de Bom Princípio, representada pelo prefeito Fábio Persch. Lauer, que já conhecia a WBK da turnê de 2018, renovou o convite para que os músicos viessem à Alemanha, o que deve ser realidade em 2026.
Davi Dessotti, regente da orquestra, agradeceu, em nome dos músicos, as referências feitas pelos alemães e também lembrou das viagens em 2008, 2011 e 2018, quando a WBK foi vencedora de eventos de música em Grimma, sendo recepcionada pelos visitantes na Alemanha.
O prefeito Fábio Persch, falando em dialeto aprendido com os avós quando jovem, agradeceu a presença de todos e apresentou, em simples e belas palavras, a Terra do Moranguinho, aos visitantes.
Hospedado em Bento Gonçalves, o grupo de alemães ainda visitará várias cidades da região e do Estado.
Informações e fotos: Alex Steffen