Notícias

Começa o inverno: previsões são de mais frio e menos chuva


O inverno do Hemisfério Sul inicia oficialmente à 0h32 da madrugada desta segunda-feira, dia 21 de junho. E, segundo previsões feitas pela MetSul Meteorologia, os próximos meses serão marcados por mais frio do que invernos anteriores, mas com menos chuva. 


 


Embora a tendência geral de aquecimento do Planeta Terra, a MetSul alerta que o inverno deste ano deverá ser bastante rigoroso, com frio intenso e quase constante, ao contrário dos últimos invernos, quando episódios de frio intenso sempre vinham intercalados com dias com temperaturas mais amenas e até de calor.


 


A previsão publicada neste sábado pela MetSul aponta que deverá haver ao menos um episódio de frio extremo. O que reforça essa previsão, segundo o instituto de meteorologia, é o fato de que já neste momento a temperatura na Antártida está muito abaixo da média para esta época do ano. 


 


Atualmente, segundo a MetSul, correntes de vento impedem que essa onda de frio avance sobre o continente sul-americano. No entanto, um eventual enfraquecimento desses ventos poderá fazer com que essa massa de ar polar derrube as temperaturas no Sul do Brasil, inclusive com possibilidade de neve. 


 


Mas, conforme a própria MetSul, qualquer previsão sobre ocorrências de neve podem ser feitas apenas no curto prazo, jamais com algumas semanas ou meses de antecedência. Isso por conta de uma série de fatores climáticos que precisam ser conjugados para que o fenômeno ocorra. 


 


Com relação às geadas, a previsão indica que elas devem ocorrer com bastante frequência nos meses de julho e agosto e até mesmo em setembro. E, quando isso ocorre, acaba gerando danos à produção primária, em especial em regiões nas quais a fruticultura é destaque, caso do Vale do Caí. 


 


A chuva, ao contrário do frio, não deverá ser tão intensa neste inverno no Rio Grande do Sul. As previsões indicam, inclusive, que poderá chover menos do que a media histórica para os meses de junho, julho e agosto. No entanto, a MetSul alerta que ainda assim podem ocorrer episódios isolados de chuva bastante intensa, inclusive com risco de algumas cheias, embora desta vez a probabilidade disso ocorrer seja menor.  


 


 


Alerta para o começo da primavera


A previsão publicada neste sábado pela MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuvas intensas, granizo, vendavais e até tornados na entrada da primavera. Isso, de acordo com o instituto, se dá em função da temperatura do Oceano Pacífico este ano estar abaixo da média. Entretanto, isso não deve ser tão intenso quanto ocorre em anos de presença do fenômeno El Niño.

Adicionar Comentário