Inaugurado em 21 de novembro de 1981, o Teatro Roberto Atayde Cardona foi, por cerca de 35 anos, o grande palco da cultura, da arte e do conhecimento em Montenegro. Fechado nos últimos dez anos, o espaço foi reformado e ganhou vida novamente com a sua reabertura. A reinauguração ocorreu no último dia 21 de junho com show do grupo Os Fagundes.
O diretor-executivo da Fundarte, Rodrigo Endres Kochenborger, está entusiasmado. “Esta reabertura marca não apenas o retorno de um importante palco cultural, mas também reforça o compromisso da Cidade das Artes com a promoção da arte e da cultura”, define.
Com uma infraestrutura renovada e modernizada, o Teatro Roberto Atayde Cardona está pronto para inspirar e entreter, celebrando a criatividade e a diversidade que definem a identidade cultural dos montenegrinos. “Que esse palco, que já influenciou várias gerações de artistas, possa estimular novamente as nossas crianças e adolescentes”, espera o diretor.
O Teatro Roberto Cardona foi o primeiro grande palco para o músico Rodrigo Magrão. Ele guarda com carinho as fotos dessa apresentação, em 1990. “Nesse dia, nasceu a Banda ‘Até Quando?’ que mais tarde virou a banda ‘Roleta Russa’. Depois desse primeiro show, de muitos outros participei nesse palco sagrado da arte montenegrina. Fico feliz que está pronto para receber a arte novamente”, afirma o músico.
A diretora e professora do Studio Bálance, Bianca Leitão, diz que estar de volta ao Teatro Roberto Atayde Cardona é uma realização. “Esse palco já foi cenário de muitas alegrias, sucesso e muita arte. Em nome do Studio Bálance, digo que é uma honra poder voltar à nossa segunda casa!”, destaca.
A reabertura do teatro, que conta com 300 lugares, exigiu um investimento de R$ 1,2 milhão. Houve troca de toda iluminação, que agora é de LED, impermeabilização e limpeza do telhado e das cortinas e higienização do sistema de climatização do ar. O prédio também foi pintado e recebeu novos forro e carpete. O tablado do palco foi recuperado. Banheiros e camarins também, e o painel de madeira nas laterais do prédio foi trocado, assim como o piso do átrio.
Fonte e foto: Prefeitura de Montenegro