Notícias

Ceasa-RS sedia Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento

A Ceasa (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, sediará nos dias 21 e 22 de novembro o Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento e da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento. É a quarta vez que o Encontro Nacional das Ceasas ocorre na capital gaúcha, o primeiro foi em 2003, o segundo em 2012 e o terceiro em 2014.

 

O evento da Abracen/Brastece tem o objetivo de atualizar informações e discutir novos rumos para o setor. Dirigentes e técnicos dos mercados de abastecimento, empresários e produtores rurais estarão reunidos na quinta e na sexta-feira para debater temas de interesse da categoria, principalmente a Instrução Normativa Conjunta Nº 2 de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Anvisa, que instituiu a rastreabilidade de produtos vegetais frescos, medida importante e necessária, mas que tem gerado grande apreensão na cadeia produtiva, principalmente entre os pequenos produtores rurais.

 

No dia 21, as atividades do período da manhã seão realizadas no Hotel De Ville, no bairro Anchieta, zona norte de Porto Alegre. A cerimônia é aberta às 9h pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e tem palestras do ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e do coordenador geral da Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Hugo Caruso. Hugo fala sobre a rastreabilidade de produtos vegetais frescos, um dos temas mais aguardados do evento. À tarde, há visita técnica ao Pavilhão dos Produtores e aos boxes de empresas atacadistas na Ceasa.

 

No dia 22, o encontro ocorre integralmente na sede da Ceasa (Avenida Fernando Ferrari, 1001, Bairro Anchieta). No período da manhã, o presidente Ailton dos Santos Machado fala sobre os desafios da agricultura e do uso das tecnologias, analisando seus riscos e benefícios. Depois, haverá debate com a participação de integrantes do Grupo de Trabalho Alimento Seguro. A mesa é coordenada pelo gerente setorial de Agronegócio do Sebrae-RS, André Bordignon, e terá a participação de representantes do Mapa, Secretaria da Agricultura, NSF Bio Ensaios, Emater-RS e Embrapa. À tarde, a programação segue, com a palestra sobre Gestão Compartilhada. Esse painel tema presença do diretor administrativo financeiro da Ceasa-RS, Celso Pazuch, do presidente da Associação de Produtores, Evandro Finkler, e do presidente da Associação dos Atacadistas, Sérgio Di Salvo.

 

A última atividade da programação destacará ações de outros setores da administração e do Banco de Alimentos da Ceasa, com a presença do diretor técnico operacional, Paulo Antônio Regla, da gerente financeira, Cláudia dos Santos, do encarregado do Cadastro, Ronaldo Marquezotti, do encarregado do setor de análises e informações da Gerência Técnica, Amauri Pereira, do supervisor de Mercado, Vilmar Ferreira, e do gerente de Operações, Jairo dos Reis Oliveira. A supervisora do Banco de Alimentos, Rosandrea Vargas, faz a explanação sobre o programa social Prato Para Todos, laureado em 2004 e reconhecido novamente em 2017 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como um dos melhores programas de combate à miséria no Brasil.

 

Destaque no evento, programa social foi selecionado este ano para estudo do Ministério da Cidadania

 

No primeiro semestre deste ano, o Banco de Alimentos da Ceasa teve o mérito reconhecido outra vez. Foi um dos cinco selecionados entre 63 consultados na Região Sul pelo Ministério da Cidadania para elaboração de um manual de boas práticas.

 

O Banco de Alimentos coordena o programa social Prato Para Todos, um dos pilares da gestão da Ceasa no Rio Grande do Sul. Dividido em três eixos, alimentar, educacional e da reinserção social, o Prato Para Todos atende cerca de 300 instituições assistenciais e 200 famílias de baixa renda, pondo alimentos na mesa de mais de 50 mil pessoas todos os meses. De janeiro a outubro deste ano, os permissionários (produtores e atacadistas) doaram 533 toneladas de hortifrutigranjeiros que foram distribuídas para as entidades e pessoas carentes cadastradas.

 

Entre 2015 e 2019, as oficinas de combate ao desperdício realizadas no ônibus-escola capacitaram mais de oito mil pessoas. O Banco de Alimentos da Ceasa conta com um corpo de voluntários formado por 30 internos de 12 comunidades terapêuticas conveniadas.

 

 

Informações: Ceasa-RS

Edição: Mery Regina Griebler



Adicionar Comentário