Na manhã desta sexta-feira, dia 14, foi feita uma entrevista através da Rádio Vale Feliz, com a Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar. Ela destacou que nesta semana terão sessões de cinema ao ar livre do CineSolar nos municípios de Feliz e Harmonia.
Cynthia falou sobre a iniciativa, como surgiu a ideia do cinema movido a energia solar, também com oficinas, unindo cultura e questões ambientais. Com patrocínio da RGE, uma empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e das Prefeituras Municipais, serão exibidos curtas-metragens brasileiros, o filme “Ainbo: A Guerreira da Amazônia” e dois curtas especiais produzidos durante uma oficina on-line com temática socioambiental por estudantes da EMEF Alfredo Spier (Feliz) e da EMEF Espaço do Saber (Harmonia). A entrada é gratuita, com distribuição de pipoca.
Data: sexta-feira (14/10) – Horários: 19h30 – Sessão de curtas-metragens e 20h30 – ‘Ainbo: A Guerreira da Amazônia’. Local: Parque Municipal – Rua 25 de Julho – Centro
Na Feliz , no Sábado, sábado (15/10) serão realizados nos Horários: 18h30 – Sessão de curtas-metragens e 19h30 – ‘Ainbo: A Guerreira da Amazônia’. Local: Praça Municipal Lidovino Fanton – Rua Pinheiro Machado – Centro. Local em caso de chuva: Amorão – Parque Municipal – Avenida Arthur Ruschel, 347.
Em Feliz, a sessão faz parte da 2ª edição do Brincalê, nesta semana especial do Dia das Crianças. Em Harmonia, o CineSolar integra a programação da 8ª Feira do Livro e Mostra Pedagógica de Harmonia. Durante os eventos, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.
O CineSolar – que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil – é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.
Assista a entrevista completa sobre o assunto:https://youtu.be/Z6wXevwb1Io
Reportagem e vídeo: Arthur Poersch e Larissa Schwade | Rádio Vale Feliz
Release: Benu Comunicações
Foto de capa: Pedro Cerqueira
Foto Cynthia: Tarsilla Alves